Código de Ética
O seguinte código de ética, foi criado em especial para a corrida semanal de 3a feira, no entanto pretende-se que os seus princípios sejam aplicados em todas as atividades em que a Associação Vila Verde a Correr esteja envolvida.
Contamos com a colaboração dos nossos sócios para assumirem o compromisso de se orientarem pelos pontos que se seguem:
Equidade
Em cada evento pretende-se também que cada participante reconheça individualmente os seus direitos e deveres.
União
Ninguém fica para trás!
O grupo parte unido no início da atividade e deve terminar unido.
Deve ser fomentado um espírito positivo, construtivo e motivador entre atletas.
Devem ser construídas pontes e derrubados os muros entre os participantes.
Solidariedade
Pretende-se que seja fomentado um espírito de entre ajuda e apoio entre atletas.
Os participantes que têm melhor condição física devem incentivar e motivar os menos em forma a dar o seu melhor e a não desistir.
Os participantes mais regulares devem auxiliar a integrar os novos participantes, fazendo com que eles sintam motivação vontade de voltar.
A corrida semanal não é uma atividade para testar quem tem mais capacidades ou um ego maior. Pretende-se que seja apenas uma atividade de partilha e de ajuda entre todos.
Respeito pelo mestre
Todas as corridas VVC têm um mestre.
O mestre é a voz de comando e deve ser respeitado.
O mestre pode estar em qualquer posição do pelotão durante a corrida. Mas se o mestre fica para trás, a instrução é simples. Quer dizer que há atletas em dificuldades. É o comando para que todos os participantes da corrida mais avançados recuem ou abrandem o ritmo, adotando uma postura solidária para com os participantes mais lentos.
Não esquecer que “Ninguém fica para trás!”
Respeito pelo outro
Todos os participantes têm o dever de respeitar o outro e devem ser respeitados de todas as formas.
Os atletas mais rápidos devem recuar regularmente em sinal de respeito pelos atletas mais lentos, ajudando-os e motivando-os.
Os atletas mais lentos devem esforçar-se o máximo que conseguirem como sinal de respeito pelos atletas mais rápidos que sacrificam o seu treino em prol do grupo.
Não esquecer que se não recuarem regularmente, os atletas mais rápidos estão a desmotivar os mais lentos, levando-os ao limite, fazendo-os sentir mal por estarem atrás, a atrasar o grupo e sem apoio. As dificuldades físicas associadas a estes aspetos psicológicos de falta de capacidades e de apoio, enfraquecem ainda mais os atletas menos capacitados, reduzindo ainda mais o ritmo geral da corrida.
Respeito por si
próprio
Todos os atletas devem respeitar o seu corpo e devem perceber quando não estão em condições de realizar uma atividade tão exigente para os músculos, ossos e articulações.
Respeito pelo meio
ambiente
Todos os atletas devem respeitar o meio ambiente e os locais por onde correm.
Pretende-se sermos um exemplo de respeito pela natureza, pelos locais e pelas pessoas com que nos cruzamos durante as nossas corridas.
Diálogo
Todos os participantes têm o direito a exprimir a sua opinião.
Todos devem sentir-se à vontade para fazer críticas construtivas, a sugerir atividades e oportunidades de melhoria para o grupo.
Crescimento
Todos os pontos deste código de ética são essenciais para o crescimento que se pretende do VVC.
Todos os participantes têm total liberdade para partilhar estes valores fora do grupo e se possível incentivarem outras pessoas, amigos e conhecidos a virem juntar-se a nós.
Comentários
Enviar um comentário